Amar defeitos

21 de agosto de 2010



As pessoas não aprendem a amar o outro como ele é. Elas transformam a pessoa que ama em algo perfeito dentro da mente. Sabe, criam um ser e alimentam a ideia de que ele é assim como imaginam, se negam a enxergar a realidade e se apaixonam por esse ser inventado. Esquecem que é uma coisa fantasiosa.
No imaginário as coisas não são reais, assim é bem mais fácil se apaixonar. Porque algo feito com as características que nós atribuímos e gostamos, é mais aceitável do que se acostumar com o não-perfeito.
Aí depois de se apaixonarem apenas pelas qualidades quase fictícias da pessoa amada, começam a desprezá-la, porque passam a conhecer realmente todos os traços da personalidade. Incluindo os defeitos.
Então se decepcionam, pois aquele ser não era real. E a vítima acaba sendo a outra pessoa, que não foi amada como deveria. Foi idealizada, criada, inventada. E agora é desprezada e jogada para escanteio, já que não atende aos anseios do "criador". A realidade não é suficiente.
Mas há algo a se fazer para tentar reverter essa situação, que é aprender a enxergar o outro como ele realmente é, sem esperar demais, sem fazer ilusões, sem criar qualidades inexistentes.
Assim estaremos amando verdadeiramente, da maneria como deve ser.

PS: Nem tudo que é clichê deixa de ser verdadeiro.

-

Baseado nesse vídeo aqui. Recomendo que assistam.

9 comentários:

  1. Puxa, genial! Tanto o texto como o vídeo! rsrsrs
    Nós nos apaixonamos por nós mesmos, mas também rejeitamos a nós mesmos, quando vemos nossos defeitos nos outros.
    No fim de tudo, nem sei o que é real.
    Freud explica...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza. O amor é agrádavel para quem recebe amor, mas o amor é essencial para quem o sente. Não o amar por vaidade, amar a expectativa que criamos em cima do outro, mas amar pelo que se é.

    Parabéns pelo blog!Mesmo!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Giordano: Valeu cara ^^
    Me rejeito e até aprendo quando passo a enxergar meus defeitos nos outros. Vejo que eu preciso mudar.
    Abraço.

    Willyan: Verdade. Quando é sincero e verdadeiro não há coisa melhor.
    Valeu pelo elogio. Fique à vontade.
    Outro abraço ^^

    ResponderExcluir
  4. Então.....Pra variar eu também penso muito sobre isso, e já postei algo, já algum tempo..hihi..vou me citar, tá?! Então... A cada suspiro novo, eu tenho notado que nos apaixonamos não pelo outro e sim por nós mesmo... Narcisismo? Sim! Gritante! Apaixonamo-nos por nossa beleza refletida no outro. Como a nossa imagem refletida em um espelho. O que é uma pessoa apaixonante? É aquela em que nos vemos belos. Se, em contraste, o “espelho-espelho-meu”, nos revelar uma imagem turva, de aspecto desagradável, disforme, aí se vai o amor, e o espelho encantando ou é jogado fora ou é deixado propositalmente em um cômodo de obscuridade e indiferença permanente. Nem sequer o olharemos outra vez.
    (Esse tema já me encucou muitooo... muito...muito...hihihi)Adorei a sua forma de expô-lo..Excelente!!!!

    ^^
    Beijim Rodrigo!

    ResponderExcluir
  5. Yeruska: Adoro quando você "se cita". São conhecimentos valiosíssimos que eu adquiro a partir dessas citações ^^
    E excelente foi seu comentário. Mais que um complemento para o que eu disse no texto!

    O que é amar se não se sentir belo e feliz com o que vê no "espelho" não é?
    De que adianta enxergar essa imagem de uma forma distorcida? Isso não é amor, é uma ilusão, ou melhor, é a falta do amor.
    E realmente, se esse espelho me deixa com o "aspecto desagradável", pra que continuar com ele se pode-se encontrar algum que transforme a minha imagem em algo que me faça bem e aumente meu astral?
    Acho que isso é amar, enxergar-se belo no reflexo dos olhos da pessoa amada.

    Obrigado por estar sempre presente ^^

    ResponderExcluir
  6. Amei o texto e concordo totalmente!
    "que é aprender a enxergar o outro como ele realmente é, sem esperar demais, sem fazer ilusões, sem criar qualidades inexistentes.
    Assim estaremos amando verdadeiramente, da maneria como deve ser."

    Essa parte falou tudo, já sofri bastante por não enxergar a pessoa direito e outros não me enxergarem direito!
    A maioria das pessoas acabam idealizando e depois se surpreendo com os defeitos de quem ama, isso é super normal, e errado!

    Parabéns Rodrigo! *_*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Gabi: é um costume comum entre os que amam (ou acham que amam) e é de fato errado. Criar expectativas em cima de uma pessoa é algo incerto, nós somos imprevisíveis, os nossos sentimentos nos tornam assim. Mais tarde os corações podem seguir caminhos opostos, e aposto que ninguém quer isso.
    Obrigado pelo comentário *-*

    ResponderExcluir
  8. Gostei do post. Quando vi o titulo, pensei que você falaria das pessoas que tentam mudar o "ser amado". Pessoas que imaginam a perfeição para aquele que conheceu com seus defeitos, mas não se satisfaz enquanto não enquadra-lo nos seus anceios. Mesmo assim, gostei do texto.

    Engraçado, consegui identificar o que você relatou no post a esta sensação que tive: gostei dele, apesar de imaginá-lo com a minha perfeição. Rsrsrsrs... espero que você não fique bravo com isso, mas não poderia mentir pra você.

    Obrigado e até mais! ^_*...

    ResponderExcluir
  9. Saber Amar É; mesmo conhecendo os defeitos... Amar.

    ResponderExcluir

Não feche a página sem antes fazer um comentário.
Sinta-se à vontade e volte mais vezes, se puder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...