Top 15 - O Poderoso Chefão I

29 de dezembro de 2012


Esta postagem contém spoilers!!

Resolvi fazer essa postagem para deixar registrada a minha admiração pelo filme The Godfather (O Poderoso Chefão, no Brasil). As cenas são bastante fiéis ao livro de Mario Puzo, leitura que eu recomendo a todo mundo. Meu objetivo não é contar a história da família Corleone, mas apenas mostrar algumas imagens retiradas do primeiro filme da trilogia. Quem ainda não conhece pode ler os artigos da Wikipedia que falam sobre o livro e o filme.
Enquanto assistia, eu tirei alguns prints das cenas que eu mais gosto. São 15 no total e elas podem ser vistas, em ordem, a seguir:

1
Essa é a cena quando Jhonny Fontane procura a ajuda de Don Corleone para que ele consiga o papel em um filme de Jack Woltz. Jhonny diz que será muito difícil convencer Woltz, mas o Don responde com uma de suas frases preferidas: "Vou lhe fazer uma oferta irrecusável". Com isso, Vito quer dizer que usará qualquer artifício, mesmo que alguém precise morrer.

2
A morte de Luca Brasi. Bruno Tattagllia age junto com Virgil Sollozo (O turco) na execução de Luca. Sollozzo oferece bebida a ele, Bruno dá uma facada em sua mão e um capanga o enforca com uma corda por trás.

3
Vito Corleone é baleado pelos capangas de Sollozzo. Enquanto o Don faz compras na feira, dois homens chegam por trás e abrem fogo contra ele. "Não é pessoal, isso são apenas negócios", justifica Sollozzo.

4
A família Corleone recebe um recado de Sollozzo: um peixe embrulhado no colete de Luca Brasi. Esse é um recado siciliano que significa que Luca virou comida de peixe.

5
Michael troca seu pai de quarto. Quando Michael descobre que os seguranças que vigiavam seu pai no hospital foram retirados do local, ele age rapidamente trocando-o de quarto. Essa atitude impede que inimigos tentem algum tipo de ataque contra Vito, já que o número de seu quarto era conhecido.

6
Michael se dispõe a matar Sollozzo e o capitão de polícia McCluskey. Sonnie queria vingança pelo ataque contra seu pai, e Michael se vê como a pessoa capaz de matar os envolvidos, visto que ele era o único que não levantaria suspeitas.

7
Michael Corleone executa o turco e o capitão de polícia McCluskey. Uma das cenas mais tensas do filme. Como Michael não poderia ir armado à reunião com os dois, um encomendado da família Corleone teve que colocar uma arma atrás da descarga do vaso sanitário para que Michael pegasse quando desse a desculpa de que precisava usar o banheiro. Quando Michael volta, dá um tiro na testa de Sollozzo. Logo após, ele se vira e atira na garganta do capitão. Para conferir, ele dá um último tiro na testa de McCluskey. Michael sai do restaurante sem olhar nos olhos das pessoas e deixa a arma escorregar por sua mão, sem correr e sem demonstrar nervosismo. Essas foram as recomendações de Clemenza.

8
Sonnie Corleone é baleado. Em uma emboscada organizada por Barzini, Sonnie é baleado enquanto pagava o pedágio da rodovia. Carlo Rizzi, marido de Connie Corleone, foi cúmplice e sofre as consequências futuramente.

9
Don Corleone se emociona ao saber da morte do filho. Vito percebe uma movimentação de carro e que sua mulher está chorando, então pergunta a Tom Hagen, o consiglieri da família, o que todo mundo já sabia. Tom conta que seu filho foi assassinado e o Don se emociona.

10
Don Corleone faz o discurso que jamais seria esquecido. Após o episódio da morte de seu filho, Don toma a melhor atitude possível. Em vez de declarar guerra, ele propõe uma trégua. Ao ser indagado sobre uma possível vingança, Vito diz que, por ser um homem de respeito, jamais passa por cima de sua palavra. Muito embora, ele admite ser um homem supersticioso: se por acaso seu filho Michael, quando voltar a New York, sofrer algum atentado, mesmo que um raio caia em sua cabeça, ele terá que culpar alguém naquela sala. Os chefes das outras famílias entendem o recado e jamais se esqueceriam daquelas palavras.

11
Apollonia Corleone morre. Em um atentado que tinha como alvo Michael Corleone, Apollonia, mulher que ele conheceu enquanto estava refugiado na Itália, acaba morrendo. Ela estava no carro e quando tenta ligar o automóvel, ele explode.

12
Don Corleone morre. Enquanto brincava com Anthony, seu netinho, em sua plantação se tomates, Vito sofre um ataque súbito e morre.

13
Tom Hagen e Michael Corleone no enterro de Vito Corleone. Michael observa como Don Barzini se comporta no enterro, e acaba descobrindo que um dos cúmplices do assassinato de seu irmão, Sonnie, era Tessio, um dos caporegimes da família.

14
Salvatore Tessio percebe que a família Corleone havia descoberto que ele era o traidor. Nesse momento ele diz que não tinha nada contra Michael, pois era tudo negócio e que gostava do garoto. Ele ainda pergunta a Hagen se este poderia tirá-lo daquela enrascada. Tom diz que nada pode fazer e Tessio é levado pelos homens para ser executado.

15
Michael Corleone é, finalmente, reconhecido como o novo Don. Após liquidar todas as dívidas pendentes e mostrar que tem potencial para chefiar uma das mais respeitadas famílias mafiosas de New York, Michael é reconhecido como o novo Don Corleone.


Essas foram as imagens que mais me chamaram a atenção. Obviamente, elas podem não fazer muito sentido para quem nunca teve contato com as obras. Como disse anteriormente, meu objetivo não é contar a história, mas recomendo que a conheçam, pois é um excelente clássico.

Existem mais dois filmes da Trilogia: O Poderoso Chefão II e III. No segundo filme, Michael já está estabelecido como novo Don, e algumas cenas retratam a juventude de Vito Corleone e como ele estabeleceu seu império. Vale muito a pena assistir aos dois outros filmes também.

O Poderoso Chefão recebeu indicações para diversos prêmios em vários lugares do mundo. Em 1973 recebeu um óscar de melhor filme, melhor roteiro adaptado e um prêmio de melhor atuação para Marlon Brando, interpretando Vito Corleone, o padrinho.


6 comentários:

  1. Oi Rodrigo! Ainda não li o livro nem assisti aos filmes, mas confesso que fiquei bem curiosa depois de ler seus comentários, mesmo não sendo meu estilo favorito, bateu aquele interesse, sabe?
    E se já recebeu um oscar de melhor roteiro adaptado, é porque vale mesmo a pena! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, não sei se você iria gostar, já que não é um dos seus estilos preferidos, mas eu ainda te recomendo. Se um dia você assistir ou ler, conte-me! haha
      Obrigado pelo comentário ^^

      Excluir
  2. ja assistir essas realmente são as melhores cenas mais as que me deixaram mais surpreso foram a do atentado de Apollonia Corleone e do fuzilamento de Sonny
    muito bom o filme recomendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o filme é sensacional.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir

Não feche a página sem antes fazer um comentário.
Sinta-se à vontade e volte mais vezes, se puder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...