Iideias confusas e aprendizado

16 de julho de 2010



Quando eu era criança, pensava que podia ter o mundo em minhas mãos. Que tudo seria igual e viveria eternamente feliz.
Só que o tempo foi passando e percebi que eu estava nas mãos do mundo. As coisas simplesmente mudaram e a felicidade não é constante.
Quantas pessoas passaram por minha vida, "quantos nomes eu esqueci, quantos amigos eu deixei pra trás".
E eu que nem tenho a memóroia muito boa, posso dizer que sinto falta.
Eu olho pro céu e penso que ele sempre esteve ali, viu minha vida toda passando e que é o mesmo céu que eu olhava há muito tempo.
É estranho.
Antes era união, cumplicidade, "estamos juntos até o fim". Coisas de criança... "amigos para sempre".
Hoje eu vejo que não era nada disso. É cada um por si. Uma vida individual para cada um.
Mas será que eles pelo menos lembram de quando tudo era inocente e o mundo era um colorido sem fim?
Espero que se lembrem. Eu não esqueci.
São poucas as coisas que continuam iguais.
Nossa!! quantas casas, quantos carros, quantas pessoas novas que entram e saem de nossas vidas a cada novo dia.

Mudanças.

Algumas coisas ainda levam minha mente à uma viagem rumo ao mundo da imaginação.
As músicas, as fotografias, os objetos, as próprias pessoas, as roupas, as cicatrizes, um programa de TV, um vestígio, as mágoas, as lembranças, o cheiro, o gosto, o rastro de passado... Tudo!
Cada coisinha tem uma história.
E só de lembrar que muitas coisas só ficam na minha memória me causa tristeza. Queria algo para representar aquele momento, aquelas pessoas. Algo que eu pudesse olhar e dizer:
- Puxa, como faz tempo né?
Deixei as coisas passarem sem perceber que futuramente sentiria falta.
O futuro chegou, e o que me restou foi o sentimento nostálgico.

Não posso reclamar do que aconteceu no passado. Não me atrevo.
Cada situação, atitude, discussão, cada detalhe foi importante. Afinal, foram eles que me transformaram no que eu sou hoje. E eu me valorizo.
Não me prendo ao que passou. É que gosto de lembrar dos fatos e dar risadas, sonhar, chorar ou torná-los experiência.

Demorei algum tempo para chegar a conclusão de que o meu presente se tornará o passado de amanhã. E assim será até o dia da minha morte.
Se eu tomar as atitudes certas hoje, futuramente eu vou gostar de lembrar.
Por isso eu dou valor às coisas simples. Um sorriso, um momento, uma carta ou uma foto. Não importa. Pode não ter um valor comercial, mas o valor sentimental é que a gente nunca esquece.
Não devo ficar triste por causa do passado. Eu descobri isso.
Devo ficar feliz, porque tudo de bom que aconteceu anula tudo o que de ruim eu passei. Funciona como aqueles filmes de super-heróis, nos quais o bem sempre prevalece.
Passei a enxergar o meu passado como minha maior fonte de inspiração. Está tudo guardado na minha mente, quando eu preciso de algo eu pego lá dentro.

É simples. Só viva.
Não deixe de viver por arrependimento. Mas também não faça nada do que possa se arrepender.
E não, sua vida não é ruim. Você que não dá uma chance para ela ser melhor. Tudo depende da gente, nada cai do céu. Só a chuva, e mesmo assim ela não se origina lá em cima.

5 comentários:

  1. é, tudo depende mesmo de nós.
    Ai tanta coisa muda. Mas é o natural né. Nada vai ser igual pra sempre. Eu também procuro não reclamar do meu passado. Sinto tanta falta de tanta coisa. Mas a gente tem que lembrar que, como vos disse o presente vai virar passado então temos qe aproveitar :)

    ResponderExcluir
  2. Pois é, só quando bate essa nostalgia é que começamos a aproveitar das coisas, ciente que elas passarão. SAUDADES, algo que nos faz olhar para traz.
    Engraçado! Passei por isso esses dias, percorri caminhos que eram comuns no meu dia-dia de anos atrás... E posso dizer que isso é bom. Há uma frase que diz "Recordar é viver". Sugiro que se encaixe um também aí.

    Enfim, pra encerrar, obrigado pela frase que encerra o seu texto: "Quando afirmamos que o passado foi melhor, condenamos o futuro, sem conhecê-lo."

    ResponderExcluir
  3. Adoro essa conversa que vc tem consigo mesmo. Vc começa o texto com uma opinião e a medida que vai escrevendo, conversando consigo mesmo, vc vai argumentando de forma a mostrar pra vc mesmo, que existe novos meios de ver a coisa. Muito bom isso! Ainda quero aprender! A ideia que me dá é de vc narrando seus pensamentos e contra-pensamentos.
    Sobre passado, presente e futuro... aff... tem hora que dá uma vontadezinha de apertar um botão e trazer tudo de volta...mas, seria um auto-engano... se bem que acho que esse mundo é um auto-engano (hihihi) mas, deixa isso de lado... o fato é que "viver vale a pena" e só se vive, de verdade, no presente...ne?
    beijim ^^

    ResponderExcluir
  4. ahh! Te indiquei lá no Totalmente Comum para o Premio Blog de Ouro! É só passar lá e pegar!
    =)

    ResponderExcluir
  5. Danii, é verdade. A gente não deve esquecer de que temos uma vida toda pela frente. Por essa razão devemos nos libertar das lembranças tristes do passado e saber filtrar as felicidades para usá-las na nossa caminhada. Obrigado pelo comentário ^^

    Rick, isso mesmo cara, recordar é viver. As histórias que ficaram para trás são um bom tempero nessa nova fase da nossa vida. Obrigado pelo seu comentário =)

    Yeruska, pensei que ninguém percebia hehe. De fato é uma conversa que eu tenho comigo mesmo. Minhas idéias, as vezes meio confusas, se perdem e eu tento dar uma organizada nelas. Por isso muitas vezes eu entro em contradição comigo mesmo. Mas que bom que você consegue entender direitinho o que eu tento passar, fico feliz por isso.
    E "vale a pena estar vivo, nem que seja pra dizer que não vale a pena".
    E obrigado mais uma vez pela indicação *-*

    ResponderExcluir

Não feche a página sem antes fazer um comentário.
Sinta-se à vontade e volte mais vezes, se puder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...