A lucidez de um louco normal

22 de dezembro de 2011


Sei que descobri tem pouco tempo que quando se anda pela rua sozinho, tem-se a impressão de que todo mundo te olha com olho que criminaliza. Pelo menos eu, que de quando em vez deixo o carro e vou andando para o ponto de ônibus. Disse isso outro dia pra minha mulher e ela falou que é coisa da minha cabeça, que assim como eu penso estarem me olhando os outros também pensam estar eu olhando para eles. Mas coisa da minha cabeça não é, não. Ontem mesmo duas senhoras puseram-se a rir enquanto eu conversava alto pensando como pedir para o Luís Carlos – meu chefe – um aumento por bom rendimento de serviço. Foi assim que destruí a teoria de Carmélia – minha esposa. Nunca me pus a rir, mesmo que disfarçadamente, de alguém que esteja em um monólogo em pleno terreno urbano.
Já pensei na possibilidade de ser a roupa que uso para ir trabalhar o motivo de tantos olhares. É que não se vê andando a pé por aí um homem com trajes formais segurando uma mala preta. Chama a atenção mesmo. Mas não é isso. Até quando estou de folga e resolvo ir ao mercado ou coisa do tipo as pessoas me olham indiscretamente. Deve ter alguma coisa errada comigo. Meu terapeuta diz que é mania de perseguição. Falou para eu dar uma relaxada e tentar esquecer as pessoas um pouco. Mas já estou pensando em procurar outro especialista. Não acredito mais no meu terapeuta. Outro dia ele me olhou dos pés a cabeça enquanto eu fazia o trajeto da porta ao divã. Ele acha que eu não reparei...
E se eu estiver louco? Pode ser que ajo como um e não percebo. Intrigante isso. Revelador também. Se caso for, eis o motivo da bisbilhotagem coletiva.
Juro que da próxima vez que me olharem esquisito na rua então não pensarei duas vezes e emendarei um “que foi hein? Nunca viu um louco indo trabalhar? Só me faltava essa agora.”
Esse texto tem caráter fictício e qualquer semelhança com as paranoias da realidade é mera coincidência.

6 comentários:

  1. Oi Rodrigo! Haha, texto intrigante cara. Quando eu vou sair, nas ruas as pessoas olham, mas acho que isso é normal, elas se sentem no direito de olhar... Quando me olham, eu penso que eles estão tirando conclusões boas sobre mim. Melhor pensar assim do que, outra coisa. Afinal, sei que sou um pessoa de bom carácter. Faz isso. vlw

    ResponderExcluir
  2. Que engraçado o teu texto, hehe. Acho que você não precisa se preocupar com as pessoas que olham pra você, ignore-as, apenas, porque tem gente que adora mesmo fazer isso =/
    Espero que ajude :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Fascinante! Palmas, haha. Eu cheguei ao final do texto com um grande sorriso no rosto que era o que mais precisava nessa noite, agradeço por isso. Por me tirar de todos os meus problemas por alguns instantes nessas palavras, e lembrar de algo bobo e rotineiro como esse das pessoas olhando para nós. Eu mesma devo ter mania de perseguição, vivo achando que todo mundo tá esperando eu dar uma escorregada, um daqueles micos classicos. Haha.
    Mais é assim que vamos levando né?

    ResponderExcluir
  4. Muito interesante, eu também tenho esta mesma impreção. Mudando de assunto, gostei muito do blog, principalmente da descrição.

    ResponderExcluir
  5. Que saudade que eu tava daqui. Na verdade, eu sempre passo por aqui, mas nunca mais parei pra comentar ):
    Ai eu sou tão assim, acho q muita gente é. Sempre acho que tem alguém olhando tudo o que faço. Até quando estou sozinha em casa acho q tem alguém observando hahaha Me sinto julgada a todo momento ):

    Um bj Rodrigo, o blog tá lindo como sempre *-*

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkkkkkkkkk. Sério. Eu ri do cara com mania de perseguição. Queisso,rs.

    ResponderExcluir

Não feche a página sem antes fazer um comentário.
Sinta-se à vontade e volte mais vezes, se puder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...