Memória Seletiva

16 de agosto de 2011



Nunca escrevo para um grupo específico de pessoas. Geralmente falo sobre mim e pronto, egoísta que sou. Mas dessa vez quero dedicar esse texto àqueles que o lerão e provavelmente esquecerão em cinco minutos. Falo dos que tem a memória seletiva. É, seletiva. Os que são vítimas de seu próprio cérebro que escolhe o que lembrar. E não adianta fazer força para não esquecer porque não dá certo.
Tem gente que lembra o que fez um ano atrás. E eu, putz, não lembro direito o nome do meu professor. Que inveja eu sinto quando vejo uma pessoa com boas habilidades para memorizar as coisas. E como fico constrangido quando me perguntam se lembro algo e de repente vejo meu cérebro dar uma pane na configuração. É chato.
Minha memória é ótima, mas parece ter vontade própria. Escolhe o que lembrar e esquece todo o resto. E o todo resto geralmente é o que dá corda às sociais com os colegas da vida. Por exemplo: recordo com detalhes quando um fulano entregou uma rosa para minha avó quando eu era ainda uma criança. E o que isso importa? Nada. Ele só disse “um espinho para uma rosa” e isso jamais sairá da minha cabeça. Nem assunto dá, veja você.
Esqueço de reparar na roupa das pessoas e quando me perguntam o que eu achei daquele traje da noite passada digo “desculpe-me, é que minha memória é meio problemática”, e ainda tenho que aguentar cara feia. Esqueço de cobrar dinheiro emprestado, de pagar a conta da Internet, esqueço dez reais na gaveta do guarda-roupa e só lembro quando vou procurar uma camisa que combine com a calça. Esqueço o que ia fazer na cozinha e volto todo o trajeto na esperança de lembrar. Esqueço de dar o recado, de comprar o grafite da lapiseira. Esqueço o dia da Páscoa, confundo Independência com Proclamação da República. Coloco lembrete no celular para não esquecer algo e esqueço de tirar do modo silencioso. Assim, eu não ouço alarme nenhum e bom, já dá pra deduzir o que acontece depois.
Não sei se as professoras falharam no exercício de memorização ou se fomos presenteados com um gene atrapalhado (aliás, as professoras são as responsáveis por isso? eu não me lembro). O fato é que somos meio esquecidos. Só não podemos esquecer em hipótese nenhuma como se vive, como gostar dos amigos, como fazer por merecer... Essas coisas que fazem questão de nos lembrar todo dia.

7 comentários:

  1. Descobri, descobri qual é o meu problema!
    Eu tenho memoria seletiva! kkkkkkkkkkkkkkk
    Tudo que você falou ai é também o meu problema, e quanto as roupas não observo nada, talvez se tiver pelado ou um pouco exagerada do modo que me criaria vergonha ai sim eu lembraria, kkkkk

    Que texto divino! Amei tudo. Eu gosto quando você escreve de um modo mais alegre, e fico triste quando vejo você escrevendo de um modo triste. Eu daqui sinto a sua tristeza e muitas vezes não gosto de comentar.

    Sempre falo que nosso cérebro é um computador e que a vida é um labirinto (Não queira adivinhar o que vai acontecer porque é impossível saber que estrada ira seguir. Sao escolhas múltiplas. E eu só pego a estrada errada, kkkk porque tenho sempre que experimentar, ver para depois sair dela, não consigo ter visão ampla do que poderia acontecer.)
    As minhas cronicas são baseadas em personagens porque não consigo lembrar tudo ao certo, então um pouco do que escrevo é a minha vida, e um pouco é pura invenção!

    E quando se fala do passado então, você ao ler o meu perfil poderá certificar que sou assim como você falou. La fala que não me prendo ao passado, mas na verdade é porque não lembro. Digo até que muitas coisas desse meu computador (cérebro)ou eu coloquei na lixeira ou eliminei de vez ou esta perdido em alguma parte do disco.
    Digo também que não sou de criar pastas separando cada etapa de minha vida, mas se eu começar a fazer pesquisa forçando a memoria a informação acaba aparecendo como imagens falhando)kkkkk
    Quem inventou o computador, estudou o cérebro humano dando muito mais capacidade para memoria, rsrs

    Estava com saudades de você! Adoro o que escreve. Eu queria tanto que você pudesse ler o meu livro, eu tenho certeza que iria gostar... Ele fala de tudo isto. Olivia é muito interessante. O capitulo em que ela resolve trair o namorado foi muito divertido quando ela descreve como estava fazendo amor, rsrs O titulo: Virei gata borralheira em plena segunda feira. Ela foge esquecendo o sutiã, kkkk
    Precisava da sua força Rodrigo... Este livro esta sendo escrito para jovens, tem tudo haver com pessoas da idade de vocês.Ele esta sendo muito reconhecido na mídia, tenho recebido visitas por semana de mais de 200pessoas e quase todos entram em algum capitulo do livro.

    Estou cada vez mais admirada com a sua personalidade e a sua capacidade de criar. Seu blog esta maravilhoso. Eu tento fazer coisas em meu e não consigo, acho que é a idade, hehehe
    Devo me despedir... Eu poderia escrever tanto mais! Mas se continuo vira uma carta enorme, um livro, kkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me perdoe, mas preciso fazer das suas palavras AS MINHAS!!! Hahahaha

      Excluir
  2. Eu já tinha lido teu texto e como sempre, não saiu nada que eu pudesse comentar. Eu concordo plenamente com todo o teu texto e ponto, serve? rs.
    Pois bem, é só você pensar na tua infância, você lembra de quando tinha dois anos? Eu não, eu tenho vagas lembranças de quando eu tinha uns três anos e meio, vagas mesmo, coisas borradas. E eu penso, que merda, eu queria poder lembrar de todos os detalhes da minha vida. Pois é. Até.

    ResponderExcluir
  3. Também possuo memoria seletiva, mas consigo trabalhar de forma pratica com ela, costumo guardar informações que considero importantes, e não as esqueço mais, porem caso não seja relativo pra mim, ou ao menos notavel, termino por esquecer tudo.

    As vezes é meio cheto, já que pareço egoísta, mesquinho, mas não faço por mal, a forma que meu cérebro trabalha é essa. Mas como já disse posso forçar a me lembrar de coisas apenas dando certo grau de importância a ela, somos diferentes então se esse método não der certo, porque é bastante difícil enganar os subconsciente, dizendo que algo é importante pra ele, quando não é, mesmo que seja importante pra nossa vida, o cérebro não aceita isso. Comer respirar e dormir é essencial o resto é opcional, isso é nosso cérebro, no subconsciente ainda existe a diversão, então talvez forçar lembrar porque era importante não dê certo, passei um tempo trabalhando com memoria mnemônica, relacionando uma coisa a outra, talvez ajude. Deem uma pesquisada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e pela dica, Felipe! Volte aqui mais vezes e deixe suas ideias... Sempre leio e filtro tudo o que me dizem.
      Abraços, cara!

      Excluir
  4. Noossa..... tão eu!
    Por um lado é bom ter memória seletiva, pois assim esquecemos as coisas ruins, mas também esquecemos muita coisa boa.
    As vezes podemos lembrar do momento, mas esquecemos a sensação do momento.
    É ruim para com os momentos bons, mas também não carregamos muitas mágoas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito não estamos sozinhos nessa, Tatiane! Tem gente esquecendo as coisas o tempo todo haha.
      Você tem razão, pois há o lado bom e o ruim nisso tudo. Aliás, se procurarmos direitinho sempre há os dois lados em tudo na vida...
      Obrigado pelo comentário! Volte mais vezes por aqui, moça.

      Excluir

Não feche a página sem antes fazer um comentário.
Sinta-se à vontade e volte mais vezes, se puder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...