Luz, câmera... Ih!, errei a fala de novo

31 de março de 2011


Li uma certa frase que me deixou curioso: "Odeio quando planejo uma conversa na minha cabeça e a outra pessoa não segue o script". E pensando bem, isso acontece sempre, pelo menos comigo.
À noite, antes de dormir, quando chega a hora de processar tudo que aconteceu no decorrer do dia, minha cabeça fica a mil. Imagino dezenas de coisas. Há vezes que me martirizo por ter feito tudo errado, ou me odeio por não ter conseguido seguir perfeitamente o script diário. E ainda planejo o manual do dia seguinte na esperança de que este seja menos frustrante.
Quem é que nunca formulou uma conversa na cabeça antes do cara-a-cara? Funciona mais ou menos como aquelas cenas de filmes, nas quais um personagem treina em frente ao espelho o diálogo que terá com alguém. Somos os diretores do nosso teatro imaginário. E nele as falas dos personagens seguem o roteiro que lhes darão o melhor desfecho. Os planos sempre são perfeitos, acontece que as pessoas são imprevisíveis demais.
O diálogo que monto na cabeça é sempre favorável a mim. Elaboro minhas perguntas e sinto que estou preparado para qualquer resposta. Minha conversa é perfeita, no imaginário, lógico. Mas nunca acontece assim... as pessoas não seguem meu script! Então eu fico desarmado e sempre me perco na discussão. Por falta de argumentos ou de uma postura mais segura, talvez. Como improvisador eu sou um ótimo desastrado.
Meu problema deve ser este: elaborar as coisas que ainda vão acontecer e tentar moldar tudo do meu jeito, antecipadamente. E sempre me ferro. Poxa, tenho tudo tão certinho no script mas as pessoas insistem em não segui-lo.
Eu sei que não podemos criar expectativas com relação ao comportamento das pessoas da maneira como a gente gostaria que fosse. Mas como sendo esse um caminho aparentemente tão fácil, eu não consigo deixar de insistir nele. Sempre tento controlar as rédeas da situação, quando na verdade quem precisa de controle sou eu. E como preciso. Uma prova disso é que ao escrever esse texto eu me imagino conversando com alguém. Esse alguém me pergunta o motivo dessas palavras e eu tento convencê-lo de que é simplesmente uma divagação sobre nada tão importante.
E assim vou seguindo a vida. Um dia, quem sabe, consigo fugir dos diálogos pré-formulados e sem sucesso.

8 comentários:

  1. nossa as pessoas não estão seguindo o roteiro idealizado ...

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas acham incomodo seguir uma linha certa de raciocínio. Se apegam as coisas fáceis e boas e nunca tentam explorar o novo. É complicado quando ninguém consegue seguir o que planejamos e escutar o que estamos dispostos a mostrar. Gostei das palavras, voltarei mais vezes. beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Eu já tinha ouvido, aliás, lido essa frase, e super bateu comigo. Acho que com muita gente né? Eu sou muito assim, dá até raiva. Mesmo quando eu não percebo, eu estou criando essas situações, esses diálogos , esperando que aconteçam. Não minto nem um pouco se disser que todos os dias faço isso. Às vezes eu estou aqui olhando alguma coisa, vejo a foto e lembro de alguém e começo a imaginar, do nada sabe? rs Vez ou outra alguns seguem meu script HUAUAH, mas poucas vezes mesmo :B Nossa já fiz isso milhares de vezes. Mas não dá pra garantir que a conversa saia como planejamos. Temos que estar preparados para que a outra pessoa não siga o script. Mas às vezes pode sair até melhor, não é?
    Bgs :*

    ResponderExcluir
  4. é. a menos q a pessoa saiba ler mentes, é meio impossivel alguem seguir nosso roteiro imaginario, apesar que.. s a pessoa for escrever ele vai saber .. rs eu sou muito assim me decepciono quando nao seguem o q imaginei .. ou ate eu mesma mudo na hora .. rs kisu

    ResponderExcluir
  5. Seu texto foi único pra mim, não havia lido em canto algum alguém falar disso, desse nosso script do dia, das conversas imaginárias...
    Caraca, gostei mesmo.
    Esperamos que falem algo para seguirmos aquele roteiro e tudo se escapa...
    bjs Rodrigo :*

    ResponderExcluir
  6. Oi .
    lindo blog moça.
    parabeeens.
    sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  7. Iasmin, obrigado ^^
    Mas não sou moça não aushaushaushash

    ResponderExcluir
  8. cara, lendo esse texto eu me vi aí.
    nossa, eu sou exatamente do mesmo jeito.
    tão desastrada com roteiros improvisados na hora ;/

    parabéns pelo blog *0*

    beijo ;*

    ResponderExcluir

Não feche a página sem antes fazer um comentário.
Sinta-se à vontade e volte mais vezes, se puder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...