Pra mim é mais que mudar. É aprender a viver.

18 de dezembro de 2010

Texto chato sobre mim.

São incontáveis as vezes que desejei não mais existir, com aquela sensação de sufoco e insignificância tomando conta de mim. E por achar que nada mudaria me descrevia por meio dos sentimentos que moldavam minha personalidade nos momentos em que me sentia assim. Meu nome era tédio, sobrenome, fracasso. Não que eu fosse assim, é que era mais fácil e aceitável para mim, definir o que eu era nos piores momentos. E nos momentos bons, nos quais minhas qualidades vinham à tona, não dava valor. E foi assim que me afundei no pessimismo, achando que não era nada além de um número vivendo em sociedade.
É bem mais fácil enxergar nossos defeitos do que nossas qualidades. E comigo isso funcionava perfeitamente. Embora viva em uma constante inconstância, hoje eu me controlo mais. Acho que aprendi a dar lugar à razão e usar a emoção apenas nos momentos propícios.
É engraçado como nós, humanos, somos reféns das nossas opiniões. Eu sempre fui um refém dos meus conceitos, idéias e teimosias. Só que eu era um escravo das opiniões que tinha a respeito de mim mesmo, por isso nunca mudava. Não queria deixar de ser o que era. Mesmo isso me fazendo mal.
Até que um dia ouvi um sábio dizer que a gente deve saber admitir o erro e ter uma opinião flexível o tempo todo. Porque quem defende uma idéia com unhas e dentes, sem procurar ver os dois lados da moeda, acaba fechando a mente para o mundo e para si mesmo.
As palavras que me definiam já não definem mais. Pelo menos não todas. E isso é ótimo, porque não eram palavras muito boas. Acho que estou aprendendo a lição. Devo estar seguindo o fluxo certo das coisas, ou seja, errando e aprendendo. Necessariamente nessa ordem.
Tem até um pensamento que diz que nada está tão ruim a ponto de não poder ficar pior. Por estranho que pareça, isso me motivou. Minha vida não era tão ruim assim. Eu não era tão ruim assim. Só me cobrava demais e terminava pensando que vivia a pior das vidas possíveis.
Foi assim que descobri que ainda tenho uma visão otimista das coisas. Apesar de ser bem realista em quase tudo a ponto de me confundir com um pessimista nato. Mas no fundo sei que não sou.
Dizem que a vida é um jogo. E já que estamos jogando, eu quero ganhar. Cansei de perder as batalhas que tenho comigo mesmo.
Agora é só não desviar do foco. Se for bom pra mim estou disposto a mudar quantas vezes forem precisas.

21 comentários:

  1. Excelente seu blog.Parabéns!
    Concordo com o que escreveu, me lembrou aquela frase de uma música do Raul Seixas, já tão batida, mas ainda muito boa: " ser essa metamorfose ambulante".
    Eu sempre vou ser a favor das mudanças, e sempre vou procurar ver a vida pelo lado otimista.

    Bom final de semana

    http://sabordaletra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse texto disse tudo, eu também sou assim, apesar de agora conseguir me controlar mais.
    Mas eu cobrava um nível muito alto para mim seguir, exigia e ainda exijo demais de mim mesma. E acaba ficando muito triste por não conseguir seguir esses meus conceitos.
    Mas com o tempo acho que isso também passa.
    O que fazer se somos pessoas perfeccionistas não é mesmo ?! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Excelente o post, cara... me encaixei totalmente neste texto, de boa, parabens!

    ResponderExcluir
  4. Vlw pelo comentario em meu blog,

    Até que um dia ouvi um sábio dizer que a gente deve saber admitir o erro e ter uma opinião flexível o tempo todo, achei muito legal essa parte do post, e é verdade admitir o erro e corrigi-lo é o mais dificil mais nos torna alguem melhor.

    ResponderExcluir
  5. Exelente post ein, gostei, mt!

    www.mayanapin.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Até que enfim você apareceu riri.
    Então, nossa eu também era ( não sei se ainda sou, enfim) assim. Me cobrava muito, eu pensava que eu tinha que ter uma opinião sobre tudo e que a minha vida do lado da dos outros era um saco. Mas hoje eu já percebo que não é assim , ainda bem. Eu sempre me achei uma pessoa mto pessimista sabe? Mas pra falar a verdade eu sei, porque me falam, que as pessoas me acham otimista DEMAIS. Vê se dá pra entender? IASHIAHSIHSH. Tô tentando ser mais realista -q Enfim, acho que a gente nunca pode se prender a ser apenas de um jeito, mudar é necessário e faz bem :B

    ResponderExcluir
  7. Se curar de crises existências é um desafio. Mas sempre conseguimos imaginar algumas coisas que nos liberta do mal olhar para nós mesmos.

    ResponderExcluir
  8. Ninguém vive se estiver preso apenas a uma realidade. Eu acredito mesmo que mudar de realidade por completo te experimenta como ser em todas as fases que você se propôs a suprir. No caso, mudar é essencial, e radicalmente. Change today!

    Abraço! ;)

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Já disse que amei e me identifiquei muito mesmo com esse testo *-*

    lindo Drigo!

    ResponderExcluir
  10. Sabe uma frase que me levanta toda vez, e que é praticamente impossivel deixar o pessimismo tomar conta? É daquele livro ''Querido John'' que diz algo mais ou menos assim

    ''Justamente quando você acha que as coisas não podem piorar, elas podem. Mas justamente quando você acha que elas não podem melhorar, elas podem..''

    Amei o texto Rodrigo, de verdade. E venho agradecer mais um vez por estar sempre comentando lá no meu blog, mesmo quando ele tinha dado aloka. haha

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  11. Li seu texto e a cada linha que meus olhos iam visualizando eu ia me encontrando.
    Eu me cobro demais e fico triste quando vejo que as pessoas são sempre superficiais enquanto eu tento ao máximo ir mais fundo. Isso fez com que eu deixasse de me preocupar com as pessoas.
    Quase que totalmente.
    MAs ao ler seu texto eu sei quem eu sou. E se as pessoas não fazem o mesmo que se danem, o que importa é que existe alguém tentando fazer diferente.
    Enfim, desculpe o desabafo nos seus comentários.
    rsrsrs

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. A gente sempre acha que a vida alheia é melhor que a nossa. Mas é bom quando a gente percebe que a vida pode ser boa. E mais: que pode se divertir!

    ResponderExcluir
  13. Realmente só aprendemos errando! ótimo texto Rodrigo! :)
    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Ótimo texto. Acho que todos, ou a maioria, já se viu assim. Até eu né.
    Como sempre, seus textos são impressionantes...

    P.s. Não, eu não sou uma super ciumenta. Eu só tenho ciúmes de uma pessoa. Sério... bjjjs

    ResponderExcluir
  15. Por incontáveis vezes me senti um lixo por saber mais dos meus defeitos do que das qualidade e não ter ninguém pra me mostrar que não é assim. Então comecei a escrever.
    Muito bom seu texto, parabéns pelo blog.

    Beijo :*

    ResponderExcluir
  16. Ei Rodrigo,

    Sobre a promoção no Viagem Literária tem problema não, eu conserto :)

    Gostei do seu blog bem clean e o texto ficou ótimo.

    bjo

    ResponderExcluir
  17. Cara parabéns pelo blog <3

    ResponderExcluir
  18. Só passando para avisar que tem um selinho lá no blog, e uma mensagem de Natal e ano Novo adiantado rs. Beijos, feliz Natal e um prospero ano novo! Se cuida.

    http://vouvivendoavidalevemente.blogspot.com/2010/12/papai-noel-deixou-meu-presente-de-natal.html

    ResponderExcluir
  19. Olá, Rodrigo, tudo bem?
    Tenha certeza que fiz o texto com maior carinho e dedicação, mas tenho convicção que ainda poderia ter sido melhor ao que você merece.

    Espero que, ainda assim, goste.
    Um grande abraço.
    Aqui está o link: http://revelandosentimentos.blogspot.com/2010/12/ao-meu-amigo-oculto.html

    ResponderExcluir
  20. eu mim sinto muito treste depremida mas ao mesmo tempo mim pergunto pq sou asim? tem pessoas que ñ tem nem a onde mora e ñ são depremidos outros defesiente mas tem seu jeito de ser feliz mas ñ comsigo ser feliz e nem mudar perfeita no sol todos nois samos falho mas sinto um vasio imenso dentro de mim ou tauveis ñ viva no meu mundo minha vida er tão compricada e ñ posso fala pq mas gostei do seu texto mim chamou muito atenção parabens vou deixar meu imeio se qiser ser meu amigo fiqe avontade ater presiso celmaecabe@hotmail.com

    ResponderExcluir

Não feche a página sem antes fazer um comentário.
Sinta-se à vontade e volte mais vezes, se puder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...