O restaurante no fim do Universo #02

7 de abril de 2013

Fiquem com esse trecho do segundo livro da série "O Mochileiro das Galáxias". Interpretem como quiserem:

"-Há muitos anos este era um planeta próspero e feliz. Havia pessoas, cidades, lojas, era um mundo normal. Exceto pelo fato de que nas ruas dessa cidade havia um número de sapatarias um pouco maior do que poderíamos considerar necessário. E lentamente, insidiosamente, o número dessas sapatarias foi aumentando. É um fenômeno econômico bastante conhecido, mas trágico quando você vê a coisa toda acontecendo. Quanto mais sapatarias havia, mais sapatos precisavam ser fabricados, e os sapatos iam ficando piores e menos duradouros. E quanto piores ficavam, mais as pessoas tinham que comprar sapatos para se manterem calçadas, e mais as sapatarias se expandiam, até que toda a economia do planeta passou por algo que, se não me engano, foi chamado de Horizonte dos Eventos dos Sapatos - um ponto a partir do qual, economicamente, não era mais possível construir nada a não ser sapatarias. O resultado disso foi o colapso econômico e social, a ruína e a fome. A maioria da população pereceu. Os poucos que tinham um tipo específico de instabilidade genética sofreram mutações e viraram pássaros [...] que amaldiçoaram seus pés, amaldiçoaram o chão e juraram que ninguém mais andaria aqui. Muito infeliz, isso tudo. [...] "

(Gargravarr conta a história do planeta Frogstar B para Zaphod.)

Estou lendo a série de novo porque eu já não me lembro de muita coisa. E também penso na possibilidade de eleger "O restaurante no fim do Universo" como o meu favorito entre os cinco da trilogia. Uma coisa arbitrária, só para ter uma resposta para quando perguntarem "Qual seu livro preferido da série?".

8 comentários:

  1. Aiii como eu quero de terminar de ler esse livro, vou aproveitar que to de ferias e lê-lo de uma vez.. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Termine, Kézia! O máximo que pode acontecer é você gostar haha.
      Eu, particularmente, gosto muito!

      Excluir
  2. Não me recordo desse trecho. Mas... Como tudo que ele escreveu nesse livro, pode ter várias interpretações e, como você mesmo disse, cada um escolhe a que quiser.
    Creio que terei de reler toda a série novamente! rs É uma das minhas metas para esse ano.
    O restaurante no fim do Universo está na minha lista de lugares para visitar antes (ou depois) de morrer. Brincadeira, ein? Ou não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reler o guia é muito legal, Gessy! Você consegue captar muita coisa que eventualmente tenha ficado no ar em leituras anteriores...
      Quando você conseguir enganar o tempo e viajar para o momento do fim do Universo me convide para experimentar haha

      Excluir
    2. Convido sim, rsrsrsrs
      Ah, esqueci de comentar. Segui sua dica (?) e elegi "A Vida, o Universo e Tudo Mais" como o livro favorito. Coisa arbitrária, sabe?! Escolhi esse porque é onde Arthur aprende a voar.
      Mas como vou reler, é possível eu escolher outro livro futuramente.

      Excluir
    3. Legal, Gessy!
      Terminei o Restaurante hoje e comecei a reler "A Vida, o Universo e Tudo Mais".
      O Arthur aprendendo a voar é uma das coisas que mais gosto também. A lógica daquilo tudo é criativa demais.

      Excluir
  3. Hey, queria perguntar se tu já assistiu o seriado que tem do Guia?
    Apesar dos efeitos "fracos" por ser um seriado um pouco antigo, ainda assim é super fiel ao livro... ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os da BBC, né?!
      Eu assisti recentemente e gostei muito mesmo!
      Realmente é bastante fiel ao livro. Pena que não deram continuidade com a série =/

      Excluir

Não feche a página sem antes fazer um comentário.
Sinta-se à vontade e volte mais vezes, se puder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...