Sobre pessoas

10 de agosto de 2012


- Sabe, eu andei pensando. O relacionamento com pessoas é difícil. Nós somos assim, um dia estamos bem e no outro nem tanto. As coisas fluem rápido demais, tem muita coisa correndo aqui dentro da gente.
- Sim. Mas o que você quer dizer?
- Eu quero dizer que você tem que saber se virar. Quando digo você eu quero dizer a gente, entende? Você precisa saber que as pessoas têm momentos, senão as coisas não caminham.
- E saber disso muda alguma coisa?
- Não, cara. É o que você vai fazer com isso, sabe? Tem que haver certa tolerância e algum preparo, porque você vai sofrer um pouco e às vezes vai pensar em desistir de se misturar com os outros. Mas você não pode deixar isso acontecer.
-Sim.
- Quando duas pessoas estão bem – assim, você e mais alguém estão bem, entende? – você tem que aproveitar isso. Você leva um papo legal e vai dormir bem porque as coisas estão indo bem. Amanhã, talvez, a pessoa com quem você conversa sempre acorde de mau humor e mande você ir procurar um pé de coco no asfalto de São Paulo, e vocês moram no Acre. É longe pra cacete. E se isso acontecer, talvez as coisas não sejam mais as mesmas. Aí você não vai dormir tão bem e vai acordar querendo se vingar. Mas você tem que dar o braço a torcer algumas vezes, sabe? Eu andei pensando sobre isso. Se as coisas são difíceis você tem que saber administrar.
- Deixa ver se eu entendi. Você está me dizendo que eu não posso deixar as coisas perderem a linha?
- Perfeitamente. Sabe, cara, às vezes eu acho que você é muito esperto. Bom, você precisa se colocar no lugar das pessoas. Vai ter dias em que você vai querer um abraço, mas só vai receber um oi. Você ficará chateado, mas não é por isso que ela tenha deixado de gostar de você. Pode ter acontecido alguma coisa que a tenha deixado de mau humor. Você precisa aguentar a vontade de ganhar um abraço até ela voltar ao normal.
- Difícil. E quando eu estiver chateado? Será que as pessoas vão entender e se colocar no meu lugar?
- Nem sempre. Não é todo mundo que sabe dessas coisas. Colocar-se no lugar de alguém é uma técnica que precisa de treinamento. Algumas pessoas nunca aprendem e você precisa saber administrar isso também. A gente tem problemas de todos os tipos. Você não pode querer que as pessoas sejam iguais a você. Os contextos de vidas são diferentes.
- Entendo. Mas isso é difícil pra caramba. Você consegue fazer isso sempre?
- Não, cara. Mas estou administrando essa falha. Tente me perguntar isso daqui alguns anos. Talvez eu responda que sim.

10 comentários:

  1. Legal, cara! Se tem uma coisa complicada nessa vida, é a convivência com o resto do mundo. Vivo pensando que um dia quero ir morar numa cabana no meio do mato completamente sozinha... Acho que enlouqueceria, mas às vezes dá vontade! Mas é como você disse, se um dia todos nós nos colocarmos no lugar do outro, e respeitarmos o momento alheio, talvez possamos viver em total harmonia... Se bem que acho que total harmonia seria um pouco chato, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, realmente tem horas em que a vontade de sumir por aí cresce, mas é o que você disse 'acho que enlouqueceria' haha. Eu preciso de gente por perto, mesmo com todas as adversidades.
      E concordo... total harmonia seria muito chato. Tem que haver uns desentendimentos de vez em quando, rs... depois vêm as desculpas e isso é legal.
      Obrigado pelo comentário ^^

      Excluir
  2. Cara, adorei aqui. Tô seguindo, parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa! Que bom que você gostou do meu blog ^^
      Espero te ver por aqui mais vezes, rs.
      Depois deixa seu blog (se tiver) pra eu te fazer uma visita também :)
      Abraços!

      Excluir
  3. Parabéns cara, muito bom o texto. É algo que as pessoas deveriam seguir, não? Um relacionamento é muito complicado, ainda mais quando não há paciência e tolerância. E isso é difícil de aprender hehe
    Faz tempo que não apareço aqui. O blog está bem bacana.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreender o problema dos outros é bastante difícil mesmo. A gente não compreende nem os nossos, às vezes haha...
      Obrigado pela visita, cara!
      Some não, volte aqui mais vezes, hehe ^^
      Abraço!

      Excluir
  4. Conviver com pessoas é indispensável, mas é uma tarefa bem difícil de se fazer às vezes. Tem aquela pessoa com quem o relacionamento nunca flui exatamente bem, mas tem outras que sabem tudo sobre nós, com quem as coisas fluem naturalmente, como tem que ser. Mas mesmo com essas, nem tudo sai tão bem sempre, porque as pessoas tem altos e baixos. E aí está o desafio: conviver com isso é difícil pra caramba. Eu mesma tenho meus dias ruins, o que não é raro de acontecer. Algumas pessoas entendem isso, outras não. Mas não é por isso que vou chutar o balde e desistir de tudo. Sei que amanhã tudo pode ficar diferente.
    Falei demais. É que admirei muito seu texto e sua reflexão.
    Uma ótima semana.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabi!
      Adorei seu comentário ^^
      A gente precisa entender que nem todo mundo pensa e age como a gente. É mais uma tarefa difícil, mas se realizada com sucesso nos traz um pouco de paz.
      Abraço!

      Excluir
  5. É a tal da empatia. Algo que teoricamente parece muito simples, mas que na prática é absurdamente difícil. Às vezes (muitas vezes, eu diria) eu não gosto nem mesmo de ouvir a respiração das pessoas, outras vezes tudo o que preciso é uma boa conversa. E é tão complicado entenderem isso... Creio que o equilíbrio deveria prevalecer nessas situações. Sempre!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que o que deve permanecer nessas situações é o equilíbrio... mas como é difícil!
      Eu tento, juro que me esforço, mas muitas vezes eu perco a paciência ou não ajo da forma que sei que é certa. Porém, eu acho que o fato de eu estar tentando 'aperfeiçoar' essa técnica a cada dia já é um grande passo.

      Excluir

Não feche a página sem antes fazer um comentário.
Sinta-se à vontade e volte mais vezes, se puder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...