Tem coisa que não se conta por aí

9 de janeiro de 2012


Há coisas que se sente e que se deve guardar para si próprio. Fazer do sentimento um segredo e evitar a revelação, o compartilhamento. A maioria das pessoas está sempre tão atolada em devaneios, pensamentos, ou mesmo na falta disso, que dificilmente dará tanta importância ao que sentimos da mesma forma como damos. A normalidade é assim mesmo.
Eu digo que não se deve dividir certas coisas, mas não pensem que quero dizer que se deve ser egoísta. Não é questão de egoísmo, até porque não é mesmo. Eu chamo de preservação. Sabe por quê? Porque quem se abre demais pro mundo deixa qualquer um entrar e acaba perdendo a sua individualidade. Eu acho isso um problema. Por mais que se conheça alguém, nunca saberemos por completo como esse alguém pode reagir diante do que sentimos. Caso ele - o alguém - interprete errado, ou mesmo não dê tanta importância como nós mesmos damos, o desfecho, quase sempre, é nos conformarmos que o que tem no nosso coração é besta demais ou exagerado demais. Mas eu sei que o que se tem no coração nunca pode ser passível desse tipo de julgamento. Nunca ouvi dizer em tribunal de sentimento. Essas coisas assim, puras, tão abstratas que chegam a ser difíceis de descrever, fazem parte da alma - do espírito, da consciência, do presságio para o racional... Como queiram chamar, não importa - fazem parte da alma e não se julga uma alma. Nem dá pra se ver uma alma, oras.
Então, funciona assim. Você conta o que se passa a uma pessoa e ao mesmo tempo está permitindo que essa pessoa entre no seu mundo e faça o que achar certo, mesmo que não seja o seu certo. Se você vai concordar ou não, não importa. O estrago já foi feito. É como se você guardasse uma coisa muito importante dentro do guarda-roupa em segredo e um dia resolvesse mostrar ao seu amigo e ele reagir dizendo “nossa, era só isso?!”. Acaba com qualquer um... Às vezes é melhor não correr esse risco.
Por isso eu volto a dizer que nem tudo deve ser compartilhado. Tem coisa que existe só pra ficar guardada mesmo. Se mostrar pro mundo estraga.

3 comentários:

  1. Olá! Quanto tempo! Concordo plenamente contigo. Tem tanta coisa que é melhor calar, mesmo pra que não haja decepção no final. Só é ruim quando o medo impede que a gente fale o que pode ser dito, quando mesmo na hora de conversar, a gente não se sente a vontade nem pra expor nossa opinião. Texto ótimo, adorei. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Se mostrar pro mundo estraga [2].

    Sempre pensei assim, se guardar, se proteger do mundo, e do mundo dos outros.
    Rodrigo, eu li esse texto no momento que eu precisava, acho que as coisas acontecem porque tem que acontecer, eu poderia ter lido teu texto ontem a tarde, ou na hora que cê postou, mas fui ler justo hoje e agora quando eu mais precisava ler isso.
    Um beijo. E obrigada pelas suas palavras

    ResponderExcluir
  3. Giulia, obrigado pelo comentário >< é só a gnt tentar mudar o que nos causa medo na medida do possível, né?! bjs

    Elania, gostei muito do seu comentário. É bom saber que fui útil de alguma forma. Às vezes essas coincidências acontecem na nossa vida e não têm explicação... E é bom ter coisas que o mundo não sabe guardadas só pra gnt msm. É uma forma de mantermos uma parte de nós íntegra. Obrigado ><

    ResponderExcluir

Não feche a página sem antes fazer um comentário.
Sinta-se à vontade e volte mais vezes, se puder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...