Sobre a liberdade de novo

2 de março de 2012


“A liberdade é uma das maiores reivindicações da adolescência, mas a liberdade que ela reivindica é uma sombra da liberdade autêntica, tanto quanto a espontaneidade criadora que se imagina descobrir na criança não passa de uma sombra e o simulacro (imitação) de um verdadeiro poder criador. A liberdade adolescente é uma adolescência da liberdade, uma liberdade de aspiração, uma aspiração à liberdade, sem conteúdo preciso, na onda das paixões e a confusão dos sentimentos e das idéias. [...] A juventude não é a idade da liberdade, mas o tempo de aprendizado da liberdade, a liberdade não sendo definível pela ausência e restrição, ou a revolta contra as restrições. O homem livre é aquele que, tendo feito a prova dos diversos aspectos, dos componentes da personalidade, chegou a por em ordem a consciência que tem de si mesmo, no projeto de sua afirmação no mundo. É absurdo imaginar que a criança, o rapaz, possa um belo dia entrar no gozo de sua liberdade, vinda a ele como uma dádiva do céu. A liberdade de um ser humano se faz dificilmente, ela se conquista dia a dia, ela é o desafio de uma conquista, ausente nos começos da vida, desenha-se no decorrer dos anos de formação que correspondem a um percurso através do labirinto mítico das significações e possibilidades da existência. Procura do sentido, procura do centro, tomada de consciência da autenticidade pessoal, não sem angústia nem sofrimento.”
Georges Gusdorf. 
Trecho retirado do livro Filosofando - Introdução à Filosofia. 
(Maria Lúcia e Maria Helena)

6 comentários:

  1. Liberdade é uma palavra bonita que demora a ser adquirida. Todo mundo pensa que com uma certa idade, vai ser livre e acaba quebrando a cara. Liberdade é muito mais do que poder fazer o que quiser, pelo menos pra mim. Amei o texto *-* E não liga por ter demorado a responder, eu entendo.

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir
  2. Confesso que nunca li esse livro e nem conhecia tais autoras, mas depois do trecho postado, vou avaliar melhor isso pra eu poder ler.
    Claro que terei aula de filosofia na faculdade e é bem provável que ele me passe pra lê-lo rsrsrs. Claro que não ousaria em dizer não. Gostei mesmo!

    Desculpe a demora para aparecer, sou assim mesmo. Aliás, não sou, ESTOU rsrsrs.
    Beijo, Rodrigo. Saudade de trocarmos mais comentários rs.
    Apareça no BLQ, vc sumiu.

    ResponderExcluir
  3. Gostei..
    seguindo :D
    Se gostar segue tbm:
    http://enredodeideias.blogspot.com.br/

    beeijos

    ResponderExcluir
  4. Uma duvida, o q é liberdade? Para "Georges Gusdorf"? Ñ conseguir entender seu ponto de vista, "O homem livre é aquele que, tendo feito a prova dos diversos aspectos, dos componentes da personalidade, chegou a por em ordem a consciência que tem de si mesmo, no projeto de sua afirmação no mundo." Queria muito um explicação... Fiquei um pouco confusa, ñ seria consciência ao invés de "liberdade"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo.
      O texto não é meu. Esse trecho foi retirado do livro "Filosofando-Introdução à Filosofia".
      Sobre o que, em específico, é a sua dúvida?
      Talvez eu possa ajudar.

      Excluir
  5. Ñ conseguir enxerga do seu ponto de vista, a "liberdade" dele
    ...

    ResponderExcluir

Não feche a página sem antes fazer um comentário.
Sinta-se à vontade e volte mais vezes, se puder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...