Mania de deixar tudo para o amanhã

1 de outubro de 2011


Eu deixei umas folhas escritas sem término de ideias jogadas por aí, incompletas. Sem falar nas que eu abandonei sem dar-lhes a chance de ficarem jogadas por aí. E penso se farei isso sempre que não conseguir acabar algo que dei início. Se for o caso, pequenos filhos meus serão descartados toda vez que acontecer de desistir dos meus planos. Porque a cada momento em que isso acontece, eu jogo um pedaço meu fora.  E nesse ritmo, serei reduzido a nada quando chegar o fim da vida. Se é que dará tempo de alcançar isso que chamam de ciclo natural. Sabe-se lá o que me espera na porta de casa ou ao sair de um banheiro público. Pessoas morrem enquanto respiro, portanto posso morrer enquanto elas respiram também. Não sou adepto ao pessimismo realista, mas sei que estou sujeito a tudo que os outros estão. Sou matéria viva e pensante como o resto dos que vivem são.
Lembro-me de dizer que um dia salvaria vidas. Hoje me contento em apenas entender o que é a vida, para só depois tentar salvá-la. Mas quantas vezes desisti de pensar por pura preguiça e só retornei à introspecção dias depois? São esses minutos de desistência temporária que roubam minhas horas e as desperdiçam em nada que tenha proveito. Fico eu à toa, deixando o tempo me conduzir, como se ele dependesse de mim e não o contrário. Mas o tempo é sozinho. Pouco importa se estou aqui. Ele corre sem olhar para trás. E por vezes esqueço que não posso deixar de aproveitar esse momento em que ele caminha e eu permaneço vivo.
Farei algo incrível que me deixe marcado nas memórias. É isso que penso. E deixo que o amanhã resolva. E quando o amanhã chega, torna-se hoje e eu já não tenho mais disposição para me transformar em uma lenda. Então adio para o dia seguinte.
Meu medo é que use o tempo que me pertence para inventar desculpas e não fazer por onde todos os dias, na esperança de que amanhã eu crie ânimo.
Tenho medo de morrer sem ter feito o que queria. Mas mesmo sabendo que isso é provável, tenho a mania de deixar que o amanhã resolva. Esse amanhã que nunca chega.

7 comentários:

  1. Vim lhe fazer uma visita, desejar um ótimo domingo e chamar para participar da entrevista, pergunte: http://iasmincruz.blogspot.com/2011/09/perguntem.html

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma mania coletiva. Mas sabe, se a gente conseguir fazer do hoje a nossa história de vida, talvez os nossos sonhos possam ser realizados com mais pressa; e pressa é inimiga da perfeição! rs Então, apesar de hoje ser o tempo oportuno, guarde cores para amanhã... Vamos construindo nosso caminho passo a passo, errando, rabiscando, apagando e refazendo. Mas não se esqueça: a felicidade é pra agora!
    Com carinho,
    Wanda.

    ResponderExcluir
  3. O medo de não dar tempo nos faz regressar e nos impede de fazer muitas coisas. Não tenha medo do tempo. "A vida é muito curta não pode demorar, escolha qual caminho você vai querer trilhar ♪"

    Não tente fazer algo para ser lembrado por toda a humanidade, talvez fazer algo que mude somente a vida de uma pessoa possa ser mais interessante. Pensa nisso, beijo!

    ResponderExcluir
  4. Se essas incertezas te incomodam. dê um pontapé neles e faça de cada dia único, inspirador!

    ResponderExcluir
  5. A gente sempre deixa tudo pra depois. Já percebeu? Até mesmo aqueles que são persistentes, deixa algo, mesmo que mínimo pro amanhã...
    Belo texto, construtivo, reflexivo. Um beijo (:

    ResponderExcluir

Não feche a página sem antes fazer um comentário.
Sinta-se à vontade e volte mais vezes, se puder.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...