Meu tímido poema

29 de maio de 2011

Praça do Relógio - Taguatinga - DF

Não sei escrever poemas como tantos fazem por aí
Uma rima não sai facilmente da cabeça de um leigo
Nem mesmo os dias mais lindos, com flores coloridas
Conseguem me presentear com tal feito
Ai quem me dera usufruir desse direito

Vou tentar lembrar de tudo que já vivi
Ora, se não me sair um poema algo de errado eu fiz
Um dia aprendo certinho e deixo de ser aprendiz

E olha que já foram duas estrofes
Sem estrutura e sem métrica, é claro
Quem se importa? não é por isso que vão me condenar
Uniformizar a poesia é como jogar todo o amor no mar
E observar as águas salgadas o levando para nadar
Creio que ainda resta mais um pouco
Eu só devo terminar quando falar o que quero
Rimando ou não, acho que consegui sair do zero

Vou terminar por aqui dizendo que foi tudo culpa do coração
O maior causador de intrigas do universo
Contudo, se não sabes o motivo dessas palavras
Então leia a primeira letra de cada verso

!

Um pouco mais

18 de maio de 2011

- Difícil é nos manter unidos sendo tão diferentes um do outro.
- Mas não dizem que os diferentes se completam?
- Isto só acontece em livros. Pare de acreditar em livros.
- Você tem razão. Somos diferentes. Mas somos iguais.
- Não aja como louco. Como podemos ser diferentes e semelhantes ao mesmo tempo?
- Você é diferente de mim e me ama. Eu sou diferente de você e te amo. Temos isto em comum. Somos iguais.
Podia-se ouvir os sons das pálpebras se fechando, tamanho era o silêncio após a pronuncia daquelas palavras. Mas ainda havia alguns vocábulos presos, gritando para serem libertos.
- Amar, apenas,  não é o requisito para ser feliz. É preciso fazê-lo direito. O amor por si próprio não faz milagres. Ninguém vive somente de amor. Você deveria saber disso.
- É certo. Não é preciso amar para viver. Mas sua falta pode nos levar à morte. Morte da alma. Falência do espírito.
- Diga-me, aonde pretende chegar com esta conversa?
- Não sei. Talvez a lugar nenhum. Só quero te enrolar um pouco pra ficar perto de você. Sabe, sentir o seu cheiro.


Um ano de "É tudo o que eu sei" (clap clap clap)

13 de maio de 2011

Não consegui pensar em nada legal pra escrever hoje. Só estou postando pra lembrar que é sexta feira 13, e por ironia do destino o blog completa hoje um ano desde a primeira postagem. Sintam medo pela coincidência.
Obrigado a quem acompanha e gosta daqui. Obrigado pelos elogios e pelas críticas construtivas. Por aqueles que sempre comentam, e também pelos que não comentam mas leem o que escrevo. Enfim, obrigado por tudo e por todos. 
Espero completar mais alguns aniversários aqui. Se é que vocês me aguentam... mas se não aguentar, sem problemas. Eu sou chato e continuo do mesmo jeito.
Então é isso... parabéns pro blog!
E boa sorte aí pra vocês.

Percebam que a camisa combina com o layout do blog.
Tudo pensado.

O figurão

8 de maio de 2011


Tido como louco por onde passava, deixava mais uma vez o rastro de sua insanidade naquela rua abarrotada de pernas apressadas que movimentavam corpos cansados. Ele tinha vestígios de um bom conhecedor, mas suas palavras soavam de maneira diferente. As pessoas não se acostumavam com aquilo.

-Continuem movimentando o mundo com suas máquinas movidas a sangue humano e colham os frutos das desgraças futuras. Permaneçam cultuando os deuses da terra que se disfarçam em frente às câmeras e sejam supostamente felizes – protestava o personagem estranho.

-Desce daí, maluco! – disse um senhor de cabelos grisalhos que passava falando ao celular, segurando uma maleta preta e trajando roupas formais - Vai trabalhar!

-Trabalhar? – interrogou o “louco” que se equilibrava em um banquinho segurando um pedaço de sanduíche na mão esquerda – É só o que importa para o mundo. Trabalhar! Isto que irá destruí-los. Vocês deviam se preocupar com os valores humanos tanto quanto se preocupam com os valores monetários – houve uma pausa para uma leve mordida no que restava do sanduíche, que mais parecia um tecido amarrotado – Alguns de vocês me chamam de louco, pelo fato de que amo a vida. Se assim é, então me conformo com este rótulo. Tenham a consciência de que aqueles que foram chamados de loucos no passado, hoje estão sendo estudados nas escolas por terem revolucionado de alguma forma a vida. Eles pensaram além de vossa simples realidade. Os “normais” são esquecidos e somem com o passar dos anos. Como uma rocha que se desintegra aos poucos com o bater do vento.

A pequena multidão de curiosos que havia se formado em volta daquele indivíduo estranho foi se desfazendo enquanto ele saía dançando e rodando, entoando uma canção aparentemente alegre.

A música e sua importância em relação à vida

6 de maio de 2011

Ao longo da história da humanidade, ela sempre esteve presente nas sociedades. Portanto, há mais utilidade entre combinar os sons e compor canções do que supõe as vãs filosofias. A música, como toda manifestação artística, embeleza o mundo e transforma corações e mentes. Isto é mais do que sabido. Além disso, ela é de uma imensa importância quando o assunto é a vida.
Há quem não viva sem ela, outros que a usufruem apenas para distração, e ainda os que reproduzem ritmos diversos nas pistas de danças para animar os festivos. Sem falar que a música influencia o estímulo da criatividade e a expansão da cultura.
Assim como as roupas dizem muito a respeito da personalidade das pessoas, a música também tem este papel. Quem escuta forró, por exemplo, é visto como alegre e festeiro. Já os que preferem o ritmo mais pesado do Rock’n Roll podem ser facilmente taxados como agressivos por indivíduos que não têm conhecimento sobre o estilo musical em questão. Além do mais, todos podem demonstrar um pouco do que sentem por meio das palavras musicadas. Seja a felicidade de um amor correspondido, a tristeza consequente de um fato horrendo, a revolta contra as injustiças sociais, uma paródia cômica sobre um assunto polêmico, entre outros.
Levando para o lado científico, teorias dizem que as células e órgãos sofrem estímulos advindos das emoções que a música provoca, já que o corpo reage às vibrações dos sons. Este conhecimento hoje é aplicado em terapias com pacientes que sofrem de diversas doenças, já que a música aperfeiçoa a capacidade de concentração, a velocidade em que as informações são processadas e principalmente a conservação da memória.
Ela faz parte das mudanças que ocorrem no decorrer da vida e muitas vezes até impulsionam estas. Quando as pessoas amam, é costume passar a ouvir músicas que embalam o coração ou que lembre o amado ou a amada. E é fácil relembrar o passado apenas escutando os hits que fizeram parte de certos momentos. Uma ótima fonte histórica, diga-se de passagem.
Em suma, a música é essencial na vida de qualquer um. Som, ritmo, melodia e poesia juntas movem as engrenagens do mundo, mesmo que muitos não deem tanta importância assim. O fato é que as ruas sempre estarão habitadas por pessoas distraídas viajando com seus fones de ouvido ou nos seus carros escutando os ritmos da moda. Porque de um jeito ou de outro, a música transforma a vida.



Primeira pauta para o Bloínquês.
58ª Edição Opinativa - Tema: A importância da música
Fontes: um pouco aqui, aqui, aqui, e lógico, aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...