Ser diferente é mais normal do que você imagina

26 de junho de 2010


Ser diferente é legal. Mas na verdade, o que é ser diferente?

Será que ser diferente é fazer o contrário do que os outros fazem? (Mas como posso fazer o inverso do que os demais fazem, se cada um tem seu jeito de ver, fazer e interpretar as coisas?)

Será que ser diferente é ter a coragem de assumir a sua personalidade para um mundo onde vivem pessoas que se escondem debaixo de falsas máscaras?

Talvez seja essa a melhor definição.

Sei lá... A verdade é que não existe ninguém igual a ninguém. Existem pessoas que concordam em certos pontos, mas sempre irão discordar em outros.

É natural do ser humano querer ser visto como alguém único, especial, cheio de idéias, o "mente aberta" da rodinha de amigos ou o queridinho da família. Só que as vezes as pessoas deixam isso subir à cabeça e acabam fazendo tudo igual de novo (por que querer ser diferente é tão normal, que acaba por ser diferente aquele que não tá nem aí pra esses rótulos). É normal querer a atenção das pessoas, talvez seja instinto, vai saber né...

As pessoas amam ser diferentes, mas odeiam ser vistas como diferentes. Talvez por medo de não serem aceitas, ou talvez por que seguir contra o fluxo seja uma  tarefa difícil e traumatizante. Afinal, as pessoas vão te julgar, te excluir, te jogar pra escanteio e você só vai ser aceito pelos "gandulas", que metaforicamente, são as outras pessoas que também arriscam assumir a sua personalidade sem medo das consequências.

O mundo é cruel, ele não se importa com você. Ele só se importa com o que você tem a oferecer a ele. É um jogo de troca de favores. Onde o mundo te oferece o que você deseja e você o recompensa fazendo suas vontades.

Mas vale lembrar que podemos nos adaptar ao mundo. Na verdade é nossa obrigação nos adaptarmos ao mundo... É só termos a capacidade necessária para seguir a vida do jeito que a gente quer sem precisar ter que seguir outros rumos em direção a lugar nenhum.

Na verdade eu nem precisava estar falando isso. Não quero que fique parecendo uma lição de moral. É que eu me empolgo e fujo do assunto, mas enfim...

O ponto que eu quero chegar é que não precisamos ser "do contra" para sermos diferentes. Basta fazermos o que gostamos sem se importar com que os outros vão achar. A maioria das pessoas não faz isso. Você vai estar se encaixando na minoria que sabe aproveitar a vida à sua maneira, e não dentro dos paradigmas da sociedade.

É legal andar com gente que "pensa como você", que sabe se divertir sem precisar fazer tudo que os outros fazem.

Imagine você andando com um monte de gente que não tá nem aí para o que você pensa. Se você não sabe como é, nem queira saber. Mas eu sou chato e vou contar: É você assumir que gosta ou não de alguma coisa que para muitos parece ser estranho e a galera começar a te zoar por que você é um(a) babaca que não curte o que eles curtem. Isso vai ser ruim até para sua auto-estima. Você realmente vai se achar um babaca.

E se não for forte e corajoso para assumir a sua personalidade, vai acabar dando o braço a torcer, vai mudar o seu jeito somente para ser aceito em um grupinho. Então é melhor evitar isso e começar a fazer amizade com gente que realmente dá valor e respeita sua opinião. A grosso modo, ande com seu bando!

Não deixe ninguém fazer sua cabeça. Comece a se valorizar, a gostar de você. Você é mais especial do que imagina. Alguém com certeza te admira, e é essa pessoa com que você deve se preocupar em agradar.

E o tempo continua passando...

19 de junho de 2010


O tempo é uma carta surpresa, ele gosta de me irritar. Porque quando quero que ele passe rápido ele teima em me contrariar? E porque ele passa tão rápido quando eu quero que ele seja eterno?
Eu queria ter o poder de pará-lo e poder aproveitar cada segundo dele sabendo que aquele momento nunca iria terminar. Mas isso não passa de uma ilusão
O tempo pode ser meu melhor amigo, assim como meu maior inimigo. Lembranças vão ficando para trás... cada vez mais distantes. A saudade aperta e aumenta a cada minuto. A vontade de querer estar perto daquele alguém é tão forte que as horas custam passar. E quando finalmente estamos juntos, ele simplesmente voa.
Mas "o que eu entendo como tempo é diferente. Tem nada a ver com hora, nada a ver com relógio, ponteiro... nada. Tempo é vida!" Viver é seguir sem temer, é olhar para o céu e contemplá-lo ou simplesmente fechar os olhos e encontrar dentro de si uma fonte de inspiração.
O tempo é algo irreversivel. Um erro pode custar caro, mas um acerto pode significar uma vitória. O segredo é estar preparado, mesmo sendo difícil, pois nunca estamos totalmente prontos. Nesse caso, tentar e persistir é a solução. O tempo não avisa, ele simplesmente passa e as coisas acontecem.
"O tempo cura tudo. Aliás, o tempo não cura nada, o tempo apenas tira o incurável do centro das atenções". Ele não é remédio, ele é só o palco da vida, um fator determinante e comum na vida de todo mundo. O que muda são as diferentes formas de como ele é visto e interpretado.

"O tempo é muito lento para os que esperam
Muito rápido para os que tem medo
Muito longo para os que lamentam
Muito curto para os que festejam
Mas, para os que amam, o tempo é eterno..." 
(William Shakespeare)

A pressa é o efeito de quem valoriza o seu tempo e esquece o do outro. É desejar que algo aconteça muito rápido e passar por cima de tudo em busca da realização desse desejo. É não ter paciência, e cobrar do outro sem se importar com o que este está vivendo ou passando. Mas tudo tem seu tempo certo para acontecer. Só devemos ter paciência e pés no chão. Se soubermos viver, o tempo pode ser nosso maior aliado...

Nem tudo se aprende na escola...

8 de junho de 2010

"Andei fazendo uma lista de tudo que não ensinam na escola. Não ensinam a amar. Não ensinam a ser famoso. Não ensinam a ser rico ou pobre. Não ensinam a se afastar de alguém que você não ama mais. Não ensinam a saber o que se passa na cabeça dos outros. Não ensinam o que dizer a alguém moribundo. Não ensinam nada que valha a pena saber" (Sandman)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...